A pele e o sistema nervoso: como estão interligados?

O adoecimento da pele costuma ter relação com o sofrimento emocional, quando estamos vivenciando situações difíceis como: processos de separação e perda; preocupações; pressão emocional; insegurança pessoal.
Tendemos a ativar as funções do nosso Sistema Nervoso para reagir ao estresse psicológico.
O estresse ativa o hipotálamo que, por sua vez, ativa a hipófise. Esta última ativa as glândulas supra renais para que se elevem os níveis de cortisol. Todo esse processo repercute nas terminações nervosas da pele, pois há liberação de diversos neuropeptídios.
O aumento destas substâncias na pele excita o SNC que pode afetar negativamente a barreira da pele influenciando algumas condições como a psoríase, eczema e alergias dermatológicas.
Portanto, se você sofre ou já sofreu com algum tipo de doença dermatológica é importante que saiba que o seus sistema nervoso está totalmente envolvido nesse processo.
O estresse afeta todo seus sistema nervoso, emocional e físico. Quando o paciente tem a barreira da pele afetada certamente enfrenta alguma dificuldade em sua relação de contato com o outro, dificuldade de impor limites ou estabelecer devido distanciamento.
Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Se ficou alguma dúvida, deixe o seu comentário que terei prazer em responder.
Conte comigo!