CONTEMPLE O BELO!



Uma importante estratégia para administrar a #ansiedade é contemplar o belo.


Bernard Rangé, psicólogo, construiu a estratégia ACALME-SE. Nessa técnica, cada letra tem um significado para conduzir o paciente a um caminho mais tranquilo na administração da ansiedade.


Contemplar o belo é uma parte dessa técnica e, para mim, a mais importante. É nela que sugerimos ao paciente que está ansioso que, por um tempo, desvie o foco dos sintomas que vem experimentando e se permita olhar ao seu redor; observar atenciosamente cada detalhe do que acontece em sua volta e descrever para si minuciosamente tudo o que está vendo. Essa é uma estratégia que nos auxilia a tirar o foco da situação interna.


Nunca esqueço que foi essa linda estratégia que me trouxe muitas crianças no início da minha atividade profissional.


A primeira criança que eu atendi, no ano de 2010, bateu na porta do meu consultório às 20h, quando eu já estava concluindo o último atendimento. Ele tinha 6 anos e leu no painel “Evening Lopes - Neuropsicóloga”. Estava segurando a mão da sua mãe, quando bateu na porta de vidro. Eu abri a recepção e aquele menininho com olhos cheios de lágrimas me olhou dizendo: “Dra. da mente, me ajuda! eu tenho pânico de provas!”.


Naquele momento, sem nenhum curso de ludoterápico, nenhuma técnica para trabalhar com crianças, me senti tão vulnerável quanto ele, mas eu jamais permitiria que alguém saísse da minha vida sem que eu tivesse certeza de que fiz tudo o que pude para que ele saísse melhor e mais leve. Então, acolhi aquela criança na minha sala, ouvi sua historinha, ensinei apenas essa parte da técnica e disse que ele iria conseguir, que na próxima semana a gente iria se encontrar para que eu estudasse formas de ajudá-lo mais! Eu fui realmente estudar!


No colégio ele era conhecido como “o menino da enfermaria” por viver tomando chá na enfermaria na hora das aulas. Ele veio na próxima consulta e foi se fortalecendo de um jeito que passou a frequentar a enfermaria para ajudar as outras crianças dizendo: “olhe ao seu redor, contemple o belo, a Dra. da mente pode lhe ajudar!”.


Contemplar o belo, faz a gente enxergar tudo, até o outro. O pânico de provas sumiu porque ele aprendeu a amar a tia e os livros.


Qual estratégia você usa quando está numa crise de pânico? Gostaria de compartilhar comigo?


Conheça o nosso trabalho seguindo o nosso Facebook, Instagram ou, se preferir, fale comigo pelo WhatsApp.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo