Entenda o que acontece em seu cérebro quando você precisa dizer NÃO

Dizer NÃO é o mesmo que colocar um limite no outro e, quando precisamos fazer isso, acessamos imediatamente nossa autoestima.
Autoestima é a forma como você se sente, e ao dizer NÃO, muitas pessoas se sentem grosseiras, egoístas, insensíveis, ruins etc. Nossa máquina cerebral não foi programada para se sentir mau. Fomos programados para ser bons e aceitáveis.
.
Do ponto de vista neuropsicológico, é o córtex pré-frontal dorsolateral que é responsável pelas tomadas de decisões sensatas e que mantém a nossa boa imagem.
Por outro lado, o nosso córtex cingulado anterior é a região ativada quando estamos diante de situações que exigem nosso autocontrole.
Logo, quando estamos diante de situações que precisamos dizer NÃO essas duas áreas cerebrais são ativadas. O córtex pré-frontal dorsolateral trabalha ativamente para tomarmos decisões aceitáveis e o córtex cingulado anterior dispara sinais de que precisamos nos manter em equilíbrio.
No meu instagram, postei um carrossel de imagens com 7 #neurodicas para te ajudar a dizer NÃO de forma elegante e sem desgastes neuronais. Clica aqui e acompanhe! Aproveita para comentar o que achou!