Estimule felicidade em seu cérebro!


"O abraço é uma das formas de conseguir o aumento da oxitocina"

Você sabia que os hormônios endorfina, oxitocina, dopamina e serotonina são conhecidos como o “quarteto da felicidade”?


Essas quatro substâncias químicas naturais, quando estimuladas, podem nos dar a sensação

de bem-estar, disposição, bom-humor e felicidade.


A endorfina é responsável por mascarar a dor física. Esse hormônio é considerado a morfina do corpo, uma vez que anestesia o corpo durante o sono, ao sentirmos dor ou ao fazermos grande esforço físico. Se você é adepto(a) do exercício físico, deve experimentar bem-estar e mais disposição durante o dia por causa desse poderosíssimo neurotransmissor.


A oxitocina foi apelidada como “hormônio dos vínculos emocionais”, uma vez que está ligada a sensações de prazer e bem-estar tanto físico quanto emocional. O abraço é uma das formas de conseguir o aumento da oxitocina, bem como dar ou receber um presente. De modo geral, esse hormônio é estimulado em interações sociais, criando laços com outras pessoas.


A dopamina é produzida pelo nosso organismo quando vivemos situações que nos dão a sensação de recompensa. Comprar um item novo, vencer uma partida no videogame e até comer um chocolate podem nos dar esse fantástico estímulo.


A serotonina pode ser liberada quando nos sentimos importantes e que fizemos algo significativo. O sentimento de solidão e até mesmo de depressão são respostas químicas à sua ausência.


Prontos para liberar esses hormônios naturalmente e ter dias mais felizes?


#neuropsicologiacomeveninglopes #neuropsicologia #psicoligiaclinica #psicologiapositiva #estimulospositivos

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo