top of page

Funções executivas: você sabe o que é?



Funções executivas refletem a nossa capacidade de planejar e executar ações.


As evidências da neurociência têm demonstrado que o desenvolvimento da regulação das emoções é fortemente apoiado por diversas funções executivas essenciais, tais como o controle da atenção, a inibição de comportamentos inadequados, a tomada de decisão e outros processos cognitivos elevados que ocorrem em contextos emocionalmente exigentes.


Então, pense comigo, o quanto antes você conseguir estimular a sua criança (até sua criança interior) a desenvolver a capacidade de planejar soluções de problemas, melhor! Seja através de jogos lúdicos, autodiálogo, conversa terapêutica, seja por uma escuta amiga... O mais importante é que você consiga compreender que o não amadurecimento das funções executivas, vai impulsioná-lo a agir sem pensar, a ter dificuldades com mudanças, a ser mais inflexível etc.


Então, fica o desafio a fazer esse simples treino: eleja um problema e duas formas diferentes de solucioná-lo, sinta o caminho que te oferece maior conforto e pense em algumas estratégias para realizá-lo!


Ex: Eu preciso perder peso, 10kg no mínimo - problema;

quais soluções? S1: dieta, S2: exercício físico.


Estratégia: o que depende de mim pra isso acontecer? Agendar com uma nutricionista confiável e procurar um personal que me ajude nesse processo. Que outras estratégias eu poderia desenvolver para esse problema? Em que prazo eu conseguirei concluir esse problema (minha meta)? Distribuo essa minha meta em pequenos objetivos diários. Pronto! Mãos à obra! Vamos realizar!


O quanto antes você estimular com uma criança o desenvolvimento de funções executivas, melhor! Será um adulto com maior capacidade de se autorregular.

Isso é desenvolver funções executivas na prática! Isso é Reabilitação Neuropsicológica na prática clínica do dia a dia.


4 visualizações0 comentário
bottom of page