O alimento nutre o corpo e o cérebro
O seu cérebro é o principal centro de comando do seu corpo; manter a saúde cerebral é fundamental para qu

e você consiga realizar com prazer suas atividades.
O cérebro perde volume à medida que envelhece, e esse processo pode causar comprometimentos cognitivos, motores e até morte prematura. As doenças cardiovasculares são as principais causadoras de redução da matéria cerebral.
Estudos atuais apontam que o aminoácido homocisteína tem sido associado aos riscos de hipertensão e doenças cardíacas. As vitaminas B6 (piridoxina), B9 (folato) e B12 (cobalamina) neutralizam os efeitos da homocisteína. Logo, essas vitaminas contribuem para a saúde do cérebro (prevenindo o encolhimento e perda de matéria cerebral) e do coração.
Depressão, estresse, transtornos de ansiedade, pânico, TDAH, problemas de memória, dentre outros transtornos mentais/comportamentais, podem estar relacionados a deficiências nutricionais.
Portanto, é fundamental uma avaliação neuropsicológica para melhor entender o funcionamento cerebral (cognitivo e executivo) do paciente, além de uma avaliação nutricional. Um cérebro bem nutrido é uma máquina que movimenta saúde para todo corpo.