top of page

QUEM NÃO TEM UM MEDINHO DE ESTIMAÇÃO?


O medo é uma emoção primária, muitas vezes, irracional, que surge quando o nosso cérebro entende que, de alguma forma, estamos em perigo e para preservar a nossa existência, todos os sinais de alarme são ativados (hipocampo, hipotálamo, hipófise, glândulas adrenais) para que compreendamos que há perigo à vista. Nesse momento, entramos no movimento LUTA-FUGA e experimentamos aqueles conhecidos sintomas da ansiedade:


  • o coração fica acelerado;

  • o sangue some das veias;

  • a respiração fica ofegante;

  • a tensão muscular aparece...

Há quem experiente o suor, mas não devido ao calor; a cabeça dói, a sensação de estômago embrulhado, enfim...


Se por um lado o medo existe para nos proteger, por outro, quando em excesso, nos paralisa. Esse medo paralisante a gente chama de FOBIA.


Eu sentia isso tudo e mais um pouco, quando, de alguma forma, alguma gotinha de sangue precisava sair do meu corpo. Eu desmaiava ao arrancar um dente; ao fazer exame de sangue; ao me cortar, ao ver o sangue saindo de alguém e passava mal até mesmo em ouvir alguém relatar algum caso que envolvesse corte e sangramento.


As causas do medo são muito íntimas, peculiares, cada pessoa tem sua historinha para funcionar de uma forma ou de outra. Os mesmos medos podem ter diferentes causas, portanto, as estratégias de enfrentamento podem variar de uma pessoa para outra.


No geral, é simples: medo se resolve enfrentando!


Para me livrar desse medo, segui esses 3 passos que podem te ajudar, vamos lá?


  1. Acolhi o medo que me desorganizava;

  2. Compreendi a causa do meu medo com a ajuda da psicoterapia;

  3. Usei a estratégia de enfretamento do medo.


No Instagram, conto com mais detalhes no carrossel de imagens que criei, um pouco sobre cada um desses passos. Quer ver? Clique aqui! Ficou alguma dúvida? Não hesite em perguntar por DM ou nos comentários.


Imagem: https://br.freepik.com/fotos-gratis/closeup-de-sangue-tubo-teste_3011728.htm#page=1&query=sangue&position=16

3 visualizações0 comentário
bottom of page