top of page

Você conhece o Neurofeedback?


Neurofeedback (NFB) é também denominado neuromodulação autorregulatória, neuroterapia ou EEG biofeedback.


É considerado um tipo de biofeedback que utiliza métodos diversos. Funciona como uma nova alternativa de potencializar o funcionamento cerebral, proporcionando uma aprendizagem significativa, pois é um processo psicofisiológico de aprendizagem por meio do qual o indivíduo obtém controle sobre a frequência das ondas cerebrais.


Os métodos mais conhecidos são os da Eletroencefalografia Quantitativa (QEEG); ressonância neural com GOC e batimentos biauriculares.


A técnica exibe, em tempo real, movimentos cerebrais, visando a autorregulação do paciente. Ela é capaz de tratar doenças e melhorar a performance mental, a exemplo da concentração, memória, agilidade, planejamento e até o raciocínio.


É um instrumento inovador no campo da reabilitação neuropsicológica, por buscar um equilíbrio funcional, quando há um padrão disfuncional das ondas cerebrais, corrigindo-as. É indicado para o tratamento de desordens neurológicas, psiquiátricas e/ou psicológicas.


Além de resultados importantíssimos no tratamento de dores crônicas e compulsões, também potencializa a sensação de bem-estar. Importante para que o paciente desenvolva motivação para mudanças comportamentais.


Você tem alguma dúvida? Deixe a sua pergunta nos comentários!



11 visualizações0 comentário
bottom of page