top of page

Você sabe o que é Transtorno de Estresse Pós-traumático?


Imagem: freepik


O paciente que sofre com Transtorno de Estresse Pós-Traumático - TEPT tem duas vezes mais chance de desenvolver demência.


O estudo foi realizado pela pesquisadora sênior Vasiliki Orgeta, PHD, Professora associada a University College of London, Reino Unido, e publicado no British Journal of Psychiaty e analisado no Medscape.


O resultado nos fornece evidências importantes de que a experiência traumática pode impactar a saúde do cérebro e, ainda, que os efeitos a longo prazo do trauma podem impactar a mente de várias maneiras.


Os investigadores descobriram que os indivíduos com TEPT tinham um risco 61% maior de demência, e os dados combinados de dois estudos em particular mostraram que TEPT estava associado à duplicação do risco de demência.


Esse estudo é importantíssimo para compreendermos a importância de um processo psicoterapêutico, sobretudo para pessoas que tiveram uma história de vida difícil e sofrida.


A psicoterapia pode ser uma ferramenta curativa e libertadora nesse processo de ressignificação de traumas, pois tem o poder de promover mudanças na estrutura cerebral. Quem já teve a oportunidade de participar de um processo terapêutico pode confirmar o que estou dizendo.


Artigo de @medscape

4 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page