Você sabe o que são ondas cerebrais?
Atualizado: 27 de abr. de 2020
Nosso cérebro é um órgão eletroquímico e ao longo do dia, mantém cinco tipos de ondas mais ativadas: delta, theta, beta, alfa e gama.
Ondas Deltas, de 1 a 3 Hz: estão relacionadas ao nosso estado inconsciente. No entanto, picos muito elevados, em um EEG, pode refletir transtornos de aprendizagem, sobretudo TDAH, proporcionalmente o rebaixamento dessa onda sugere sono não reparador e cansaço ao longo do dia. Um nível adequado de ondas Deltas mantem preservado o sistema imunológico e capacidade de aprendizagem.
Ondas Thetas, de 3,5 a 8Hz: estão relacionadas a vivências de emoções mais profundas. Pico elevado de ondas Thetas podem se relacionar a transtornos depressivos e déficit de atenção. Picos muito baixos apontam para estresse e ansiedade.
Ondas alfas, de 8 a 13Hz: favorecem a calma e o relaxamento mas não o sono. Excesso de onda alfa prejudica nosso foco e concentração; níveis inferiores dessa onda sugerem estresse, ansiedade e insônia.
Ondas Betas, de 13 a 33Hz, são ondas rápidas, de alta frequência, que resultam de atividades cerebrais intensas. Seu excesso indica ansiedade e estresse prejudiciais. Níveis muito baixos vão apontar para estados mais depressivos. Um nível ótimo dessa onda favorece a concentração, aprendizagem e funções executivas.
As ondas gama, de 25 a 100 Hz: é uma onda estremamente rápida e de difícil captura em EEG, relaciona-se com alto processamento cognitivo. Níveis inferiores dessa onda sugerem problemas mentais e dificuldade de aprendizagem. Picos elevados dessa onda apontam para estados de felicidade! .
Não há melhor ou pior onda cerebral, todas resultam da atividade elétrica dos neurônios. As pesquisas revelam que se todas as células fossem ativadas ao mesmo tempo teríamos energia suficiente para acender uma lâmpada. .
#neuropsicologiacomeveninglopes
#neuropsicologia#neurociencias#ondascerebrais#neurofeedback#biofeedback#cerebro#delta#theta#beta#gama#alfa#opoderdamente
