top of page

Você sabe o que é avaliação neuropsicológica?

Avaliação neuropsicológica é uma bateria minuciosa de exames investigativos do funcionamento cognitivo, executivo, global e autonômico do paciente.



Todos os tópicos que listei na imagem são pontos de investigação da minha avaliação.


Cada profissional tem um jeito singular de realizar seu protocolo avaliativo. Eu estruturei do meu jeito. Procuro compreender o ser humano em sua totalidade. Entendo que, o que acontece no sistema nervoso autônomo (frequência de ondas cerebrais, controle respiratório, frequência cardíaca, trabalho das glândulas adrenais etc) diz muito a respeito do funcionamento cognitivo do meu paciente (se ele vem apresentando déficit de atenção, lapsos de memória, dificuldades de aprendizagem entre outras). Além disso, enxergo como fundamental o olhar da terapia do esquema para fornecer ao paciente uma melhor compreensão acerca de suas necessidades emocionais mais básicas.


O laudo conclusivo apresenta tudo o que foi investigado: as preocupações e habilidades, se há presença de déficit ou não, bem como sugestões de tratamento com os devidos encaminhamentos.


Obs: repito sempre que avaliação não é só testagem! Embora envolva testes, é o olhar profissional e o entendimento a cerca do funcionamento geral do paciente que faz toda a diferença nesse processo.


Ficou alguma dúvida? Envie-nos mensagem por direct!


4 visualizações0 comentário
bottom of page