top of page

Brincadeiras infantis em tempos de quarentena


Sabemos que as brincadeiras são superimportantes no desenvolvimento infantil, mas durante o isolamento social, ficamos um pouco perdidos sobre como conduzir atividades que estimulem o social, o emocional e também o cognitivo das crianças.


A OMS, Organização Mundial da Saúde, aconselha 60 minutos ao dia de brincadeiras ao ar livre. Porém, como a recomendação é a de ficar em casa, podemos estimular nossas crianças com brincadeiras divertidas que possam distraí-las e estimulá-las ao mesmo tempo, destacamos algumas:


1. Leitura, escrita e desenhos: essas atividades ajudam a desenvolver a linguagem, a atenção, a imagina­ção, a curiosidade, a concentração e a memória, além de fortalecer o vínculo da criança com os pais;


2. Jogo da Memória: jogos de memória, xadrez e quebra-cabeça estimu­lam habilidades como concentração, lógica, formulação de estratégias e autoconfiança;


3. Esconde-esconde: pique-esconde e pega-pega, por exemplo, estimulam a coor­denação motora, noção de espaço e perspicácia da criança.


Me contem quais as brincadeiras preferidas dos seus filhos, sobrinhos ou netos durante essa quarentena!

4 visualizações0 comentário
bottom of page