top of page

EMOÇÕES DESCONFORTÁVEIS: COMO VOCÊ LIDA COM ELAS?



Expressar o que se sente ainda é um desafio.


Não podemos esquecer que a estrutura básica da nossa natureza é animal. Portanto, tendemos a agir impulsivamente, seguindo o calor dos instintos. No entanto, o que nos diferencia das demais feras do universo é a nossa capacidade de raciocinar e de sentir.


Infelizmente, de modo geral, não tivemos uma educação emocional para aprender, desde cedo, a expressar o que sentimos. Pelo contrário, em muitas famílias, os sentimentos são tratados com descaso, menos valia e frases do tipo: “engole o choro”, “deixa essa besteira pra lá”, “seja forte”, “não demonstre”, “seja difícil” etc., que vão, paulatinamente, formando a mentalidade da maioria de nós. Logo, é razoável que diante de situações desconfortáveis o aprendizado que foi cristalizado em nosso inconsciente passe a ditar as regras da situação.

em muitas famílias, os sentimentos são tratados com descaso, menos valia e frases do tipo: “engole o choro”, “deixa essa besteira pra lá”, “seja forte”, “não demonstre”, “seja difícil” etc.

Engolir o choro, muitas vezes, resulta em uma vida de auto sacrifício. Um dos sinônimos de engolir é suportar, um outro é resistir. Não é assim mesmo que funciona? Quantas vezes, ficamos presos em situações desconfortáveis ativando o modo “resistir/suportar/engolir”?


Um passo importante para conseguir expressar emoções, das mais difíceis as mais leves, é identificar que emoção você está sentindo diante de tal situação e, em seguida, trazer a situação para você com palavras simples. Por exemplo:


Diante dessa situação EU ME SINTO dessa forma e gosto ou não de me sentir assim. Me sinto mais feliz/seguro, quando você faz assim ou me trata de tal forma. Você poderia agir assim?


Dessa forma, os sentimentos vão saindo. Com um pouquinho de treino, vai ficando cada dia mais leve expressar o que sente.


O mundo seria diferente se todos conseguíssemos expressar o que realmente sentimos. Concordam? Viveríamos com mais verdade. Então, vamos fazer a nossa parte. Demonstre! Expresse! Verbalize! Seus sentimentos são valiosos.


Se você gosta de postagens como essa, me conta! Aproveita e já me segue no Instagram para não perder os conteúdos que também posto por lá.



bottom of page